Tuesday, December 04, 2007

O Vale Proibido (Down in the Valley), de David Jacobson (2005)


Ora aqui está um exemplo de obra que tinha tudo para triunfar: um elenco de luxo, um amor impossível como pano de fundo, cartazes de promoção lindíssimos. Mas Down in the Valley freacassou rotundamente nas bilheteiras yankees e já só chegou à nossa presença num direct-to-video que, diz-vos este que se assina, não pode ser perdido! Evan Rachel Wood é Tobe, uma adolescente que vive com o padrasto (David Morse) e o irmão mais novo (Rory Culkin). A sua vida e a do irmão são pacatas mas vazias. Até que Tobe conhece e se deixa fascinar por Harlan (Edward Norton), um misto de cowboy e vagabundo que vive entre a ilusão de ser quem é e de quem gostaria ser. Da paixão improvável à separação inevitável vai apenas um passo. O passo da compreensão. Aquele que fica algures entre o ultrapassar dos nossos preconceitos e a superação de um passado que talvez não tenha ficado definitivamente para trás.

Down in the Valley é romântico mas não lamechas. É inteligente sem ser pretensioso. Mas acima de tudo é sensível e, mais do que apresentar apenas uma história simples, bombardeia-nos com uma série de questões que nos fazem pensar "e se isto me acontecesse a mim?". Será o Harlan muito diferente de mim? De ti? Será a nossa sociedade a ideal para crescer em salutar alegria? Ou estaremos todos a condicionar o nosso próprio crescimento?

Atenção aos extras do DVD. Na edição portuguesa são pouquíssimos mas a entrevista de Peter Travers a Norton e ao realizador David Jacobson é fantástica e vale muito muito a pena.

Uma pérola a descobrir!

trailer: http://www.apple.com/trailers/thinkfilm/downinthevalley/trailer/