Thursday, September 21, 2006

Japanese Story (Uma História Japonesa de Amor), de Sue Brooks (2003)


Chegou-me ontem às mãos um exemplar deste tocante filme, no qual Sue Brooks conta a história de uma "informática" (Toni Collette) destacada para vender um software a um japonês de visita aos EUA (Gotaro Tsunashima) acabando por embarcar com ele numa viagem pela Austrália profunda, onde nascerá uma improvável história de amor.

Japanese Story (Uma História Japonesa de Amor, em português) será sempre uma espécie de OVNI cinematográfico apresentando um ritmo lento e uma cadência que não agradará às massas. Também não tem um elenco de estrelas, apesar do já bem conhecido nome de Toni Collette (Sexto Sentido, Era Uma Vez Um Rapaz). Por outro lado, não conta uma história original: duas pessoas vindas de mundos diferentes apaixonam-se no mais improvável dos cenários e das situações. No entanto, há uma conjugação de elementos que faz deste filme uma das maiores surpresas e uma das maiores satisfações do meu ano cinematográfico: a interpretação de Toni Collette é a todos os níveis brilhante mostrando uma versatilidade digna de um mais vasto reconhecimento; os diálogos e as situações passadas entre a sua personagem e a de Gotaro Tsunashima conseguem criar uma envolvência capaz de desarmar o espectador mais céptico. As pequenas inconsistências existentes no argumento não chegam para que, no final do visionamento, não o queiramos ver logo a seguir outra vez. Uma grata surpresa.

2 comments:

Ricardo Lopes Moura said...

e eu sei em que filme a Toni Collette mostra as mamas...

Bárbara said...

Vi agora japanese story e em boa hora o vi porque, se considerava já a Toni Collette a minha actriz de eleição este filme que me escapou, comprova que ela é incrivel. Apesar da história ter uma reviravolta tão dramática mantem uma doçura e uma tranquilidade que me deixou super bem!!!