Wednesday, December 13, 2006

Big Wednesday (Os Três Amigos), de John Milius (1978)


John Milius é o "destruidor" que fez Conan the Barbarian (um bom filme, para os que ainda duvidam), o "fascista" que destruiu comunistas e afins em Red Dawn (Amanhecer Violento em pt, para os curiosos), o incansável apoiante da National Rifle Association. E é também o "génio" por detrás do argumento de Apocalypse Now.
Então John Milius por detrás de um filme de surf? Os muitos que desconhecem Big Wednesday (Os Três Amigos), que o obreiro de Dillinger escreveu e realizou em 1978, poderiam, desconfiados, suspeitar que, por detrás de uma onda ou escondido atrás de uma prancha, estaria um qualquer elemento de um grupo terrorista pronto a entrar em acção.
Mas não!
Big Wednesday é a história de três amigos (Jan-Michael Vincent, William Katt e Gary Busey), que crescem a surfar juntos eque a comunidade local aprende a admirar. Porém, o crescimento e a passagem à idade adulta não se revela fácil de enfrentar pelo que a separação destes três jovens parece ser um desfecho inevitável... ou será que não? Milius tem arte suficiente para não deixar cair a sua história numa sucessão de clichés redundante evitando estereotipar os personagens e dando-lhes credibilidade dramática suficiente para suportar as mais que muitas voltas que a história dá (e não são demais, acreditem!). Mas o grande mérito do argumentista/realizador está no facto de ter optado por tornar esta história num libelo sobre a perda da inocência e sobre as incertezas de um futuro que não queremos enfrentar. Os actores são muito convincentes e ajudam a converter este "filmezinho de surf" num objecto de culto que urge ser descoberto. Ou como alguém dizia no IMDB "The Greatest Surf Movie Ever Made"! Se fosse só isso...

1 comment:

Pedro said...

Olá! Bom blog, eu também gosto muito de cinema "alternativo", filmes que muita malta não lhes pega, por não serem blockbusters, ou terem grandes efeitos especiais, e as 2 coisas estão de mãos dadas infelizmente em Hollywood, para agradar sobretudo à malta nova, mas deixai-os crescer a ver esse tipo de filmes sem conteúdo e mais do mesmo, só para "desbundar" numa hora e meia.
É para dizer que tenho o dvd deste filme de surf, ainda o vou ver, sei que vou gostar, o realizador é o mesmo do 1º Conan pois, já vi também o dvd do filme com o Arnold e nos extras falava do percurso do director.
Gary Busey hehe, loiro e pai do Jake Busey (Frighteners - agarrem-me esses fantasmas, com o Michael J. Fox, realizado pelo Peter Jackson).
E conheço-o também do 1º força em alerta, com o Steven Seagal, e do Ruptura explosiva, com o Patrick Swayze e Keanu Reeves.