Monday, August 31, 2009

Clássicos de Garagem (parte I) - Porky's (1982), de Bob Clark


Toda gente conhece Porky's. Porque todos fomos adolescentes um dia e, nos anos 80, os tabus que envolviam o sexo eram muito maiores do que agora. Quantos de nós não compraram Playboys à socapa naquele quiosque ou espreitaram pela janela mal fechada dos balneários das miúdas no liceu?


Porky's era tudo o que fazíamos e principalmente o que queríamos fazer nessa altura. Foi um sucesso tremendo, também porque os seus personagens, ainda que caricaturas, mostravam as ânsias e os medos de uma geração. Claro que Porky's, e as suas sequelas, nunca quiseram ser mais do que típicas comédias dos anos 80 com maior índole sexual do que o costume. Mas também não lhes era pedido que fossem obras-primas. E para muitos teenagers desse tempo foi, não só uma pedrada no charco, como um deleite inspirador de brincadeiras e um sucesso em reuniões clandestinas na garagem dos amigos. Além disso, acabou por fazer escola que seria revitalizada no final dos anos 90 com a saga American Pie.


Para mim, e para muitos outros, faz falta na colecção em DVD, ainda que as sequelas deixem um pouco a desejar. Hoje é essencialmente uma recordação nostálgica mas também um certo retrato de como as coisas eram há uns anos atrás. Nunca foram bons filmes, mas quem quer realmente saber disso?






No comments: