Wednesday, November 27, 2013

Onde é que já vi esta cara? (Parte I)

O cinema é um daqueles espetáculos que facilmente promove um desconhecido ao estatuto de estrela. Rapidamente, e com a devida sorte e trabalho, aparecem os Roberts Pattinson ou Russells Crowe da vida. Seja por que motivo for, habituámo-nos a vê-los no grande ecrã e os seus nomes chamam imediatamente a nossa atenção. No entanto, para lá das Julias Roberts da vida, gente há que reconhecemos ao longe, mas cujos nomes ou filmes não ficam tão facilmente na memória. A quem nunca aconteceu o clássico: "é pá, este gajo tinha um papel bem fixe no Silverado. Como é que ele se chama mesmo?". Geralmente, são atores que se celebrizam e dão destaque a papéis secundários, raramente chegando ao protagonismo absoluto. A partir de agora, o "Filmes Esquecidos" vai prestar homenagem a esses heróis do celuloide. E começamos com...



Para mim, Bruce McGill há-de ser sempre o imortal Daniel "D-Day" Simpson, o mais marado dos integrantes da Delta Tau Chi Fraternity, em A República dos Cucos (Animal House, John Landis, 1978). Já aqui era personagem secundário, mas o histrionismo e a loucura que conferiu ao seu "boneco" fizeram-no destacar-se facilmente do resto do elenco. A este propósito, aconselho a compra da edição DVD de 25º aniversário do do filme, cujos extras são imperdíveis.

Mas McGill não se ficou por aí e apareceu, ao longo dos anos, em obras como Pela Noite Dentro (Into the Night, 1985), Os Três Fugitivos (Three Fugitives, Francis Veber, 1989), A Fúria do Último Escuteiro (The Last Boy Scout, Tony Scott, 1991), O Meu Primo Vinny (Cousin Vinny, Jonathan Lynn, 1992), Assalto Infernal (Cliffhanger, Renny Harlin, 1993), Um Mundo Perfeito (A Perfect World, Clint Eastwood, 1993), Patrulha do Tempo (Timecop, Peter Hyams, 1994), Coragem Debaixo de Fogo (Courage Under Fire, Edward Zwick, 1996), O Informador (The Insider, Michael Mann, 1999), A Lenda de Bagger Vance (The Legend of Bagger Vance, Robert Redford, 2000), Ali (Michael Mann, 2001), The Sum of All Fears (A Soma de Todos os Medos, Phil Alden Robinson, 2001), Amigos do Alheio (Matchstick Men, Ridley Scott, 2003), O Júri (Ruanaway Jury, Gary Fleder, 2003), Colateral (Michael Mann, 2004), Cinderella Man (Ron Howard, 2005), Elizabethtown (Cameron Crowe, 2005), Ponto de Mira (Vantage Point, Pete Travis, 2008), W. (Oliver Stone, 2008) ou Lincoln (Steven Spielberg, 2012).

Trabalhou com a nata dos realizadores consagrados de Hollywood, mas foi na série McGyver (1986-1992), que eternizou Richard Dean Anderson, que acabou por ter mais reconhecimento popular, através do engraçado e truculento Jack Dalton.

Curiosamente, McGill nunca foi nomeado para os Oscars, prova cabal de que nem todos os atores recebem o reconhecimento que merecem.


No comments: