Tuesday, November 24, 2015

Filmes Para Esquecer: Sem Saída (No Escape), de John Erick Dowdle (2015)


O poder do marketing faz destas coisas. Eu estava de sobreaviso acerca deste Sem Saída. As críticas vindas lá de fora eram tenebrosas acusando o filme de racismo e mais uma quantidade de "sei lá o quê", mas os trailers bem conseguidos e a presença de Owen Wilson - ator que considero subaproveitado - fizeram-me dar uma oportunidade a esta "obra", mesmo assim, com aspas.

Em boa verdade, posso relacionar o meu interesse pelo filme também pelas aparentemente apelativas cenas de acção do trailer e por ter uma história um pouco mais terra-a-terra, isto para um cinéfilo que está cansadinho de super-heróis.

Eis o que Sem Saída nos oferece: família à procura de estabilidade emigra para país do sudeste asiático onde o patriarca vai finalmente ter a oportunidade profissional da sua vida. Só que a sua chegada condiz com a morte do presidente lá da zona e o povo rebela-se contra tudo o que é emigrante, especialmente norte-americano, que é visto como explorador dos pobres e oprimidos. Apanhada nesta trapalhada, a nossa família protagonista inicia uma tentativa de fuga para terrenos seguros, contando com a ajuda preciosa do mártir de serviço, Pierce Brosnan, que empresta algum humor à coisa.

Falar deste filme é quase como falar daqueles filmes que o Chuck Norris fazia nos anos 80, em que tudo o que era asiático era automaticamente mau, fazia cara de mau horrivelmente mau e merecia, obviamente, morrer de imediato. O problema é que Sem Saída quer ser um filme sério e pelo meio das perseguições e restantes troplelias, ainda arranja dois minutos para tentar justificar a sua própria existência. No entanto, o que fica, no fim, são meia dúzia de cenas de acção muito bem dirigidas num filme cujo argumento chega a ser ofensivo, mas que pronto, vá lá, tenta disfarçar as coisas com boas intenções. Ou se calhar isto ainda é mais ofensivo.

E resta o pobre do Owen Wilson e família, que com interpretações convincentes até dão uma certa pena, porque dão a sensação imediata de talento desperdiçado. Uma pena.
Recomendado para: até me custa dizer, mas sim, para os fãs do Chuck Norris.

Classificação Filmes Esquecidos: *1/2
Classificação imdb: 6.8
Comentário chunga: quem quer um Kenny Rogers asiático?

Trailer




No comments: