Friday, January 27, 2006

The Public Eye (O Repórter Indiscreto), de Howard Franklin (1992)


Joe Pesci habituou-nos, durante quase toda a sua carreira, a um nível de qualidade de que poucos actores se podem orgulhar. Filmes como My Cousin Vinnie, Jimmy Hollywood, Casino e o seminal Goodfellas fizeram dele um rosto marcante e com direito a que o seu nome esteja escrito a letras de ouro na História do Cinema. Ainda assim, um dos seus maiores momentos foi a criação de Leon Bernstein, o fotógrafo omnipresente, sensacionalista e insensível que um dia se apaixona por uma das intervenientes num caso que acompanha e a polícia investiga (a femme-fatale Barbara Hershey). Tudo nesta obra do argumentista-ocasionalmente-realizador Howard Franklin é belo, desde a fotografia aos diálogos, passando pela composição das personagens e terminando no argumento também obra de Franklin. Nada é o que parece neste filme noir que apenas peca por obedecer em demasia às regras deste tipo de cinema, e talvez por isso se torne por vezes previsível. Ainda assim, são duas horinhas que em nada envergonhariam um Raoul Walsh ou um Howard Hawks.

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