Tuesday, February 21, 2006

Stealing Beauty (Beleza Roubada), de Bernanrdo Bertolucci (1996)


Há muito quem diga que este não é um filme esquecido, que não falta quem se lembra dele mais não seja por ter sido realizado por Bernardo Bertolucci. Mas o objectivo principal deste blog passa precisamente por levar estes filmes ao conhecimento de um público mais alargado que não os simples moviegeeks pelos quais nutro o mais profundo respeito.
Stealing Beauty não é um filme para agradar a todos, nem sequer à maioria. É a simples história de Lucy (Liv Tyler), uma adolescente que, após a morte da sua mãe, parte em viagem para Itália com o intuito de tirar algumas dúvidas sobre o seu passado. Pelo meio vai óbviamente descobrir mais do que esperava.
Em Stealing Beauty tudo é diferente mas Bertolucci é igual a si próprio, não abdicando da sua marca autoral, mesmo quando o objectivo é apenas contar uma história. As ambiências aparentemente pacatas e ao mesmo tempo provocantes e sugestivas estão lá mas disfarçadas num pacato quadro familiar onde pouco é realmente aquilo que parece. O italiano é servido por um excente naipe de actores onde, além de uma cintilante Tyler se incluem Jeremy Irons ou a recém-vencedora do Oscar de melhor actriz secundária por The Constant Gardener, Rachel Weisz.

1 comment:

Hugo Gama said...

Parabéns pelo blog. Não vou deixar de acompanhar.

:D