Monday, March 13, 2006

Dazed and Confused (Juventude Inconsciente), de Richard Linklater (1993)


Richard Linklater é um daqueles realizadores de culto cuja expectativa sobe sempre de obra para obra. Ele escreve com tanto de imaginação como talento e tem algo que começa a rarear um pouco nos cineastas de hoje: uma superior capacidade de observação e de exposição dos mais variados sentimentos e situações humanas, por mais difíceis que estas sejam de transpor para o papel e, posteriormente, para o ecrã. Dazed and Confused não foi o filme que tudo começou - isso aconteceu com o brilhante Slacker estreado dois anos antes - mas foi uma prometedora segunda obra que hoje parece ser lembrada por poucos. O filme retrata o último dia de aulas para um grupo de adolescentes do Texas e as desventuras que atravessam. Podia ser apenas mais um teen movie, mas Linklater faz uso do seu "olho clínico" para conseguir tirar das suas situações e dos seus actores o maior grau de realismo possível, tornando assim o filme muito mais intenso e não raras vezes tocante. Aqui não há personagens perfeitas. Mas há um filme a roçar a perfeição. Imperdível!

1 comment:

Cristina Tomé said...

Olá, p_alucinado

Tenho que te dar os parabens por este blog. É sempre bom recordarmos filmes que, infelizmente, ficam perdidos nas brumas do tempo, mas que através deste blog poderão ganhar uma nova vida.
é o que acontece com este filme de Richard Linklater. Já o vi há uns bons anos, mas gostei da história e, principalmente do feeling dos anos 70's, que recriava brilhantemente.
Um filme a ver e rever e continua com o bom trabalho.