Monday, January 22, 2007

Do-Ma-Baen (Love Phobia), de Kang Ji-eun (2006)

Tinha planeado recomendar um filme completamente diferente desta vez,não ia ser cinema oriental, e muito menos seria outra love-story. No entanto quando eu pensava que já nada me surpreendia dentro do cinema romântico Coreano eis que ontem me apareceu pela frente outro filme verdadeiramente inesperado. Mesmo agora quase 24 horas depois de o ter visto ainda permanece fresco na minha mente, por muitos e variados motivos e irei certamente revê-lo quando acabar de escrever estas linhas.

O filme chama-se "LOVE PHOBIA" e podem ter a certeza que não chegarão ao seu final sem apanharem algumas surpresas.
Para quem não conhece o género, o cinema romântico da Coreia do Sul tem normalmente algumas características que o tornam muito diferente dos habituais enlatados pseudo-românticos made-in-Hollywood. Para começar os trailers do cinema oriental, não têm a tendência de nos explicar como vai ser o filme todo e imaginem só, até nos escondem as surpresas da história e tudo.

Numa história romântica Coreana, nunca há qualquer garantia de que haverá um final feliz, embora isto não se traduza automáticamente numa história deprimente.
Apenas a noção de final feliz, não implica obrigatóriamente que o par da história tenha de ficar junto no fim e depois os personagens vivam felizes para sempre sobe pena de que os espectadores não gostem do filme caso isso não aconteça. Tudo pode acontecer até ao ultimo minuto de projecção, pois uma das características mais interessantes do cinema romântico coreano, é o facto de existirem muitos finais felizes em que inclusivamente acontecem as maiores desgraças aos protagonistas das histórias mas um espectador acaba de ver o filme sentindo-se , reconfortado, positivo, quase sempre identificado com os personagens e principalmente pensando em temas que jamais esperaria encontrar no momento em que se decidiu a espreitar um destes filmes de olhos em bico. E isto, sem que esses temas lhe sejam atirados á cara estilo panfleto humanitário ao contrário do que é habitual no estilo americano.
Em "Love Phobia" o próprio tema só se dá a conhecer quando este se torna essencial para a história e até entrar em cena o espectador não imagina o que lhe vai cair em cima. E mesmo depois dessa parte se começar a desenrolar, as surpresas não ficam por aí pois de repente o espectador conhece respostas para perguntas que até esse momento nem fazia ideia que tinha e isto é uma das coisas mais empolgantes deste filme.

Tudo isto é muito dificil de explicar sem revelar aquilo que é precisamente a força do argumento. Tal como nada é revelado no trailer, também eu não posso sequer comentar muito detalhadamente o que poderão encontrar pois estaria a estragar-lhes o filme todo. Como habitualmente em filmes do género, o final divide opiniões. Há quem entre no espírito e goste e há quem ache que deveria ter ido por outro caminho. Pela minha parte, não me chateia em absoluto qualquer cliché mais emocional quando tem por base uma história como esta.

O resumo possível da história é o seguinte:
Anos atrás duas crianças, um menino e uma menina conhecem-se na escola. A menina assusta todos os colegas da turma quando insiste em dizer que vem de um planeta distante e que carrega uma maldição pois quem lhe tocar pode sofrer os mais variados acidentes e até correr perigo de vida. O que vem a comprovar-se num par de sequências iniciais quando as pessoas á sua volta sofrem os mais variados acidentes.O único que parece imune á maldição é o menino que fica cada dia que passa mais fascinado pela menina. Especialmente quando repara que ela habita num mosteiro á guarda de um misterioso monge.Um dia o menino fica doente e quando volta á escola descobre que a menina nunca mais voltará a sentar-se ao seu lado.

10 anos se passam.
Agora com 18 anos, agora rapaz, recebe um telefonema de uma rapariga que se vem a revelar como a sua antiga amiga subitamente entrando de novo na sua vida. Após o inicio de uma relação, a rapariga volta a referir que vem de um planeta distante encontrando-se na terra apenas á espera que a sua nave a venha buscar no dia em que ela a conseguir contactar, usando a ajuda do seu grupo de amigos astrónomos amadores que obviamente não a levam a sério. Um dia a rapariga volta a desaparecer misteriosamente.
Mais 8 anos se passam e como anteriormente aconteceu, subitamente ela reentra na vida do rapaz aparecendo do nada após ele ter passado anos contratando detectives privados , tentando em vão, encontrá-la.

E isto é o que se pode contar sem estragar este filme que hoje recomendo.
Quem é a rapariga ? De onde vem ? Porque desaparece sempre durante anos a fio sem ninguém a encontrar ? O que tem tudo isto a ver com UFOs ?...Pois, eu sugiro que procurem as respostas em mais este filme que vai passar completamente despercebido em Portugal. Pelo menos até Hollywood fazer o remake disto e dar cabo do espírito original.

O excelente "Love Phobia" tem tudo isto e mais alguma coisa. Embora se calhar á partida nem pareça um daqueles filmes particularmente especiais, pois o estilo de realização é bastante discreto e a uma primeira visão, pode parecer que se limita apenas a ilustrar a história sem grandes rasgos de criatividade. No entanto isto não impede que o filme conte com algumas imagens lindissimas.
Além disso como habitualmente, o filme, apesar de ser um drama na sua essência, conta no entanto com alguns excelentes momentos de humor discretamente inseridos e que ajudam a humanizar ainda mais todos os personagens.

Podem encontrar no Tube, não só o trailer
mas também todo o filme dividido em 12 segmentos de muito baixa qualidade.
Estão por vossa conta, mas eu jamais veria o filme no Tube assim nestas condições.
Façam-me apenas um favor.
Se estiverem interessados em ver isto como deve de ser, não espreitem os inúmeros comentários sobre o filme que poderão encontrar no Tube (ou no imdb), pois contêm inúmeros spoilers e há lá posts que lhes vão destruir por completo todas as surpresas do filme e subsequentemente a sua força. Estão avisados.

No entanto se por este texto, até acham que vão gostar deste filme não hesitem em encomenda-lo na Play-Asia por exemplo
que foi onde eu comprei a minha cópia, (DTS+Extras (videos, making of))

E pronto, por agora é tudo e vamos lá ver se para a próxima recomendo um filme que não seja oriental. ;)

2 comments:

Anonymous said...

a ver então :D

vai passar no Fantasporto no dia 1 de Março!

obrigado pela dica!

Skywatcher said...

Tive a felicidade de ver o filme no FantasPorto, e foi um dos meus preferidos. Sou um dos que não dá 10/10 ao filme e apenas 9,5 porque, como estarás a adivinhar, sou um dos que preferiria o "outro final".
Mas o que é isso quando o filme é quaaase perfeito? :)