Tuesday, February 04, 2014

The Cove (A Baía da Vergonha), de Louie Psihoyos (2009)


Raramente aqui falei de documentários e, em boa verdade, The Cove teve ampla exposição mediática, graças aos prémios em Sundance e nos Oscars. Foi assim que o descobri, através das premiações da academia, e chego agora à conclusão que nunca é demais dar a conhecer um objeto que quer dar a conhecer um problema que afeta a todos, mas que quase todos teimam em ignorar: a escravização de golfinhos para entretenimento de massas, e a matança de que são vítimas no Japão, mais especificamente na cidade de Taiji, conhecida como a capital mundial dos golfinhos.


O tema é premente e Richard O'Barry - o homem que, ironicamente, esteve por detrás da série Flipper, nos anos 60 - tem feito de tudo para que não caia no esquecimento. The Cove avança calmamente sobre o assunto e vai deslindando, aos poucos, todo o esquema engendrado pelas autoridades japonesas para encobrir os pescadores que, diariamente, matam milhares de golfinhos em Taiji, usando depois a carne - contaminada por altos índices de mercúrio - para venda nos supermercados, como sendo de baleia.

Não se pense aqui que estamos perante um objeto de propaganda, não obstante um ou outro tiques de vedeta evidenciados pelo realizador Louie Psihoyos, que por vezes se deixa absorver pelo poder da causa que apoia. The Cove procura motivos, coloca questões, analisa os dois lados dos factos e, nesse sentido, o testemundo de Ric O'Barry, assim como os das autoridades de pesca japonesas, tornam-se imprescindíveis.

Mas onde a obra fica completa é na passagem da teoria à prática. Phisoyos e O'Barry passam da confortável teoria à prática e avançam no terreno para mostrar a chacina num momento de alta tensão que prende o espectador à tela, para no fim mostrar as imagens captadas em total silêncio, sem concessões. 

The Cove é um triunfo precisamente porque não esquece o espectador, sem deixar de ser pedagógico. Um triunfo que todos devem ver e até está disponível online, aqui:


Pode ajudar a causa aqui:



No comments: