Em 1998, na ressaca do sucesso de Usual Suspects (Os Suspeitos do Costume), Bryan Singer optou pelo caminho menos óbvio. Ao invés de optar por um "grande" filme que lhe pudesse consolidar uma prometedora carreira, este Nova-Yorquino agora com 40 anos, decidiu-se por um projecto muito pessoal, uma adaptação de "Apt Pupil", uma obra literária de Stephen King, que contava a história de um adolescente (um promissor Brad Renfro) fascinado pelo tema da 2ª Guerra Mundial que descobre que tem como vizinho um velho criminoso de guerra nazi (Ian Mckellen) e passa a chatageá-lo como forma de obterinformação mais detalhada sobre o Holocausto. A premissa o filme já é, por si só, bastante negra. No entanto, Singer sabe conduzir a história de forma segura e sombria imprimindo-lhe o ritmo certo e que vai, gradualmente, inquietando o espectador até chegar ao climax final. Não há, neste filme, cedências desnecessárias ao mainstream mais corriqueiro. Tudo aqui é suspeito. Quem é o bom e quem é o mau? Até hoje estou a tentar percebê-lo. Mas talvez esse seja o maior mérito (e a principal razão pela qual este filme fracassou nas bilheteiras mundiais) do argumento de Brandon Boyce e, em última instância, do livro de King: aqui não há personagens simples mas emoções complexas que explicam a face negra que todos temos e que pode revelar-se quando menos se espera.
1 comment:
Esse filme faz parte do livro "As quatro estações" de Stephen king. É um livro com quatro contos (estações). Esse é o Verão. O conto da primavera foi transformado no filme "Um sonho de liberdade" e um outro conto do livro foi transformado em filme também, o "Conta comigo".
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