Thursday, December 29, 2005

Pirataria: um mal reinante!

Como habitual frequentador de Feiras e outros locais equivalentes, tenho tido a oportunidade de acompanhar de perto o estranho (ou não...) fenómeno que leva as pessoas a comprar DVD's de qualidade duvidosa em quantidades absolutamente descomunais. Devo reconhecer que me assusta um pouco ver filmes em alguns casos que ainda cá não estrearam (e nem vão estrear) nas bancas das feiras, e ainda me assusta mais ver as pessoas a comprá-los assim só porque quem os vende diz que "ainda não estreou no cinema". Sim, porque depois de uma observação cuidada a uma meia-dúzia de bancas percebi que quase toda a gente vai em busca do filme recente e quase ninguém procura um outo tipo de cinema. Para citar apenas um caso, ainda na semana passada, não passava das 10h30 da manhã e alguém perguntava à vendedora se tinha "O Nevoeiro", deprimente filme de Ruppert Wainwright que tive o desprazer e a infelicidade de ver ontem. A resposta pronta: "Trouxe 18 e já acabaram há meia hora.". Se as pessoas conhecessem o original de 1980 e, por causa disso, procurassem este remake era uma coisa. Mas algo me diz que nada tem a ver com isso. Parece-me antes que há uma vontade sôfrega por consumir os últimos exitos fabricados em Hollywood sem qualquer critério. Interessa é dizer ao amigo: "Já vi em casa todos os filmes que estão no cinema." Isto deixa-me triste. E mais triste ainda me deixa o facto de ver algumas bancas com filmes apenas alternativos - os que não vendem - muito, mas mesmo muito mais baratos, e as pessoas nem lhes tocam. Não imaginam a quantidade de raridades que já lá descobri. Pois é, pois é, todos temops os nossos "pecaditos". Mas como diria um dia alguém que muito admiro, "a raridade do filme em questão justifica a pirataria...". Be nice...

1 comment:

Anonymous said...

Antes de mais parabens por este blog, vim aqui dar através do forum dvdmania, sou lá conhecido por MrDurst.
Relativamente a este assunto partilho a tua opinião com a diferença que é raro ir a feiras, não por pudor ou coisa do género, mas mesmo por falta de tempo, porque a feira que "existe" mais perto do local onde vivo (Viseu) acontece às terças feiras, e como estou a trabalhar é raro lá ir. Back on topic, acho que tocaste no ponto nevralgico desta questão, a falta de conhecimento de quem compra pirataria nas feiras é gritante.
Bom trabalho