Monday, January 25, 2010

Vers Le Sud (Para o Sul), de Laurent Cantet (2005)



Laurent Cantet, que nos tem trazido interessantíssimos filmes dos quais se destacam o premiadíssimo Entre Les Murs, trouxe-nos, em 2005, este interessantíssimo Vers Le Sud, que é um cativante drama que nos mostra algumas mulheres de meia idade na procura de refúgio e aventura em Port-du-Prince, capital do Haiti, nos anos 70. A paixão de duas delas por Legba, um adolescente local, trará à tona uma série de sentimentos e memórias escondidos por uma sociedade e por determinadas "regras" que com eles não pactuam.


Charlotte Rampling e Karen Young são soberbas e a realização de Cantet ganha muito ao colocar estes personagens na primeira pessoa, conseguindo uma ligação imediata entre espectador e personagem. Fatará, talvez, um pouco mais de erotismo, para que a obra fique, indelevelmente, marcada nas nossas memórias. A lembrar o estilo de Tony Gatlif, por vezes. Clandestino, marginal, absorvente. Um belo filme.

2 comments:

Marcos said...

Olá Nuno,

Sou leitor do Filmes Esquecidos e e outras histórias… e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que vocês também passassem a publicar seus textos no Cinema Total - assim vocês também atingem o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Filmes Esquecidos e e outras histórias….

Se vocês gostarem do site, também peço que coloquem um link para ele no Filmes Esquecidos e e outras histórias….

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,

Marcos
www.cinematotal.com

Nuno said...

Bom dia.

O Antestreia está a organizar um encontro de blogs de cinema no Fantasporto.

Será na tarde do encerramento dia 6 de Março, pelas 17 horas. Gostariamos de contar com todos os blogs que estejam no festival.
Entre os blogs que lá estarão a tempo inteiro também se irá votar o melhor filme do Fantas.

Mais informação pode ser lida em http://antestreia.blogspot.com/2010/02/encontramo-nos-no-fantas.html

Agradecíamos que dissessem se estão interessados em participar na votação e se vão fazer parte do encontro.


Cumprimentos
Nuno Reis


PS: Podem e devem divulgar por outros bloggers que saibam que lá estejam.