Tuesday, September 07, 2010

The Nines (Os Noves), de John August (2007)

John August é um daqueles nomes que imprime o "selo de qualidade" a qualquer filme. Colaborador recorrente de Tim Burton (foi ele o nome por detrás dos argumentos de Charlie and the Chocolate Factory, Corpse Bride ou Big Fish), assinou também o divertido Charlie's Angels, o desiquilibrado Titan A.E., e o interessantíssimo Go.
Em 2007, aproveitando o bom nome grangeado pelas colaborações com Burton, August decidiu aventurar-se na realização de longas-metragens com este The Nines, um curioso objecto de cinema que importa descobrir.

Três homens, três histórias e três desenlaces diferentes polvilham esta esta espécie de thriller no qual nunca se percebe bem que plano se desenrolam as acções e qual a sua real importância na narrativa. Confuso? Talvez pareça e talvez seja um daqueles filmes que pede mais de um visionamento, mas também é um daqueles que nos revela novos e sumarentos pormenores a cada nova tentativa. E poderá também revelar novas lógicas e novas sensações.

The Nines está magistralmente bem escrito. Mas é um OVNI total no panorama cinematográfico norte-americano actual, e quem o distribuiu deve ter pensado que o nome de Ryan Reynolds só por si chegaria para obter retorno nas bilheteiras. Aqui em Portugal já o vi distribuído, apenas por mais 1 euro, com alguns jornais diários. Correi que este é mesmo bom!

No comments: