Wednesday, December 04, 2013

MARATONA DE NATAL (Parte I) - It Happened on Fifth Avenue (Aconteceu na 5ª Avenida), Roy Del Ruth (1947)



E começamos a nossa maratona de Natal com uma obra perdida no tempo, apesar do reconhecimento obtido na época de estreia. Aconteceu na 5ª Avenida poderia facilmente ter sido realizado por Frank Capra, pois absorve todos os seus ideais de bondade e partilha para contar a sua história. Um sem abrigo (Victor Moore) habituou-se a ocupar, todos os invernos, a casa de um milionário (Charles Ruggles), cuidando dela e ali vivendo como se a mansão fosse sua. Até que um dia, o acaso e a generosidade levam a que acabe a partilhar o seu refúgio com mais algumas pessoas em dificuldades... e com a desavinda filha do próprio milionário. 

A história vai por aí fora no que se poderia facilmente tornar um filme desconexo e sem grande sentido, mas o desenrolar bem engendrado juntamente a diálogos e personagens deliciosos - o argumento de Herbert Clyde Lewis e Frederick Stephani foi nomeado para o Oscar - tornam Aconteceu na 5ª Avenida num daqueles pedaços de cinema ideiais para ver com a família na época natalícia. Um filme que aquece o coração.

Recomendado para: ver junto à lareira.

Curiosidade: A história foi adquirida pela Liberty Films de Frank Capra antes de finalmente parar nas mãos de Roy Del Ruth.

Classificação Filmes Esquecidos: ****
Classificação imdb: 7,4
Comentário chunga: A sério que este gajo agora recomeda filmes a preto e branco??


No comments: