Monday, November 26, 2007

Planeta do Gelo (Ice Planet) - Winrich Kolbe - (2001)

Hoje a recomendação vai para um filme péssimo.
Pior ainda, nem sequer é um filme, mas sim um episódio piloto para uma série que não chegou a entrar em produção na altura, isto por volta de 2001.
Então porquê a recomendação, perguntam vocês.
Pois bem, isto hoje é para aqueles para quem o prazer de ver Cinema (com C grande) não tem necessáriamente de passar apenas por grandes obras de reconhecido mérito cinéfilo, artístico ou intelectual. A recomendação de hoje é para o pessoal que tanto se diverte com o "Casablanca" como com o "Plan 9 From Outer Space" sem qualquer preconceito. Neste caso muito específico é uma recomendação para os apreciadores de ficção-cientifica.
Sendo assim, a coisa do dia chama-se "Planeta do Gelo" (Ice Planet) e acima de tudo está agora aqui por ter sido uma moderna tentativa Europeia (Alemã), para se criar um projecto de FC televisiva nos moldes de um Star Trek americano mas mantendo no entanto uma certa identidade europeia, o que só lhe ficou bem.

Além disso no meio de tanta fragilidade cinéfila, alguém deve ter reparado tal como eu, que se calhar este Ice Planet até nem era tão mau quanto parecia á primeira vista, pois curiosamente depois de todos estes anos congelado (ahah), o projecto parece estar a ganhar uma segunda vida através do remake que se encontra já em produção, desta vez no Canadá com o veterano Michael Ironside como protagonista.

Mas falemos do episódio piloto original. Foi realizado pelo veterano de séries televisivas americanas, o alemão Winrich Kolbe, que entre muitas coisas conhecidas filmou não só episódios para todas as séries modernas do Star Trek, esteve envolvido na produção da "Battlestar Galactica" original como ainda por cima dirigiu episódios do famoso "Knight Rider" e de coisas ainda mais kitch como o inclassificavel "Automan" no início dos anos 80.
Posto isto...penso que ninguém se vai surpreender se eu lhes disser que "Ice Planet" é assim como uma mistura entre Star Trek NG com Battlestar Galactica antiga.
Mas há mais !
Imaginem um Star Trek com porrada estilo Galactica original e um design que fica algo entre o Tron, o Star Trek e o Babylon-5. E a cores ! Quer dizer...os filmes normalmente são a cores não é ? Mas este nota-se !
Não me lembro de ver um filme com um estilo gráfico tão colorido desde talvez o Tron. Tron inseria cor por contraste no ambiente azul do filme, Ice Planet mantêm uma linha gráfica semelhante no design mas tem cor por todo o lado. Num único enquadramento arrisco-me a dizer que ás vezes se encontra todo o espectro de cor visivel ao olho humano de uma só vez bem escarrapachado no cenário para o espectador ver bem ! E isto é ainda mais reforçado pelos (horrorosos ?) CGIs terem um visual plástico e colorido fabuloso o que dá a este filme um estilo algures entre o desenho animado e o live-action sem nunca se definir bem mas com resultados surpreendentes na minha opinião. E o mais interessante, é que contrastando com isto o filme tenta ter um ambiente sério ao estilo da primeira série do Espaço 1999.
O surpreendente é que no meio de tanta cor e até de tanto design de guarda-roupa hilariantemente retro, o ambiente "sério" da história não é que é mesmo conseguido ?!

Aliás uma das coisas interessantes deste Ice Planet é precisamente isso, mantém o mistério e uma excelente atmosfera com um fantástico ambiente de exploração do desconhecido durante muito tempo. Infelizmente o final não é propriamente bom, mas há que relembrar que isto seria o episódio piloto de uma série e portanto o final justifica-se. Pode ser que o continuem agora no remake contemporaneo.
Em alguns momentos recordou-me um dos episódios passado na neve do Espaço 1999 e gostei disso.

Gostei também do estilo cinematográfico em que está filmado. Tenta fugir ao modelo televisivo e isso é bom. Ao menos nota-se que tentaram.
E gosto do sabor Europeu que emana do episódio apesar de tanto plástico, há neste Ice Planet algo que o torna bem mais agradável do que uma banal cópia do estilo americano. Aliás acho que este filme só podia ser alemão mesmo, pois o estilo gráfico e o uso da cor remete imediatamente para aqueles videoclips dos 80s, estilo Alphaville e semelhantes. Nostalgia...

Por isso para quem gosta de FC e não entre nisto á espera de uma obra prima do género, tem aqui uma boa sugestão de compra. Porque pelo menos podem contar com um produto que no meio de tanto cliché e tanto kitch consegue no entanto ter um ambiente bem original e atractivo, coisa que não se encontra facilmente na FC moderna.
Embora notem, que é preciso partir para este filme com espírito de série B. Se o tiverem e gostarem de Fc com um sabor retro muito bem recheada visualmente, têm aqui um pequeno produto que os irá surpreender.
Preparem-se apenas para o seguinte:

- Interpretações absolutamente inclassificáveis, (o gajo que faz de contrabandista espacial tipo cigano é absolutamente hilariante de cada vez que abre a boca).
- Uma overdose de CGIs super-coloridos (mas com paisagens alienigenas muito bem conseguidas).
- Cor, muita cor. Até as cenas de neve contêm um caleidoscópio de cor.
- Uma montagem absolutamente do piorio. Consta que o episódio teria duas horas e no entanto a edição em dvd não chega aos 90 minutos de filme. E isso nota-se, pois o ritmo narrativo varia constantemente. Contêm um início tão acelerado que uma pessoa nem tem tempo para conhecer os personagens e muito menos identificar-se com qualquer um deles, pois os acontecimentos que os levarão até ao planeta gelado sucedem-se a um ritmo alucinante ao estilo montanha russa com carro descontrolado.
- Uma banda sonora estranha. Atmosférica mas as vezes não se percebe bem se o compositor saberia sequer para que cena estaria a compor. No entanto, fica memso bem neste filme. Acho.
- Guarda roupa estilo retro. Na verdade uma mistura entre Star-Trek, Babylon-5 e clássicos do cinema FC dos 50´s. Eu adorei.
- Os personagens não têm interesse absolutamente nenhum e alguns chegam a ser absolutamente irritantes, mas por outro lado tem tudo a ver com o espirito da coisa. Por isso...

Resumindo, estão por vossa conta e risco. Eu adorei.
Isto obviamente dentro de uma lógica série B. Não deixa de ser fascinante ver como actualmente graças aos computadores, até um série B e Z pode conter um visual fantástico que jamais seria possível por exemplo nos anos 80 quando este tipo de cinema tinha de recorrer a maquetes tradicionais e efeitos especiais de animação.
Sendo assim, não recomendo que saiam imediatamente de casa a correr para ir comprar isto, mas se gostam de FC, e tiverem 9.95€ para esbanjar da próxima vez que forem ás compras na Fnac, quiserem trazer mais um filminho extra que seja fixe sem gastarem muito dinheiro, então têm aqui uma sugestão a considerar. Excelente imagem e som a condizer. No Extras.
Podem espreitar uma espécie de trailer aqui http://www.youtube.com/watch?v=vi5eK0xbl8A mas não vejam mais do que isto, pois o filme já é pequeno demais e não se arrisquem a apanhar com spoilers noutros sitios.

E já agora uma nota banal. Gostei da capa do dvd na edição portuguesa. Apesar do grafismo amador, e das imagens com péssimos CGI na parte de trás, a fotografia da capa com a rapariga de uniforme transmite imediatamente o ambiente do filme e não engana.

Portanto se eu tivesse que dar uma nota a isto seria assim; se levasse a coisa para o sério:
3 estrelas em 10 pelo esforço.
Mas, como isto é para ser visto com um espirito série Z:
8 estrelas e meia, em 10, porque me divertiu, tem um ambiente retro a lembrar os velhos serials do Flash Gordon e gostava que o filme durasse um bocadinho mais.Se procurarem no imdb, verão que as reviews, variam entre o pessoal que tem a mesma opinião favorável ao filme que eu e o pessoal que simplesmente o acha abominável, (oh pessoal sem sentido de humor que não compreende o espirito de um série Z)http://www.imdb.com/title/tt0269356/usercomments

Divirtam-se e façam uma pausa no cinema a sério.

No comments: