Wednesday, March 07, 2012

Territories, de Olivier Abbou (2010)


O filme de que hoje vos venho falar é um daqueles que gostaria de ter visto quando estava a descobrir o cinema e tudo me surpreendia. Certamente que, se o tivesse visto essa altura, nunca mais o teria esquecido.

A estória de "Territories" é a de tantos outros filmes de suspense/terror/horror que estamos habituados a receber provenientes de terras do Tio Sam. Grupo de amigos vem do Canadá para os Estados Unidos quando é interpelado por dois sádicos agentes da polícia que decidem fazer-lhes a vida num verdadeiro inferno. No entanto, o realizador evita qualquer tipo de recurso a facilidades, não dando espaço a piadas de ocasião e muito menos a justificações, dando apenas breves pistas para uma relação com a situação de paranóia vivida nos EUA pós 11 de Setembro.

O ritmo do filme, sem concessões, é literalmente duro de aguentar e não é fácil simpatizar com os personagens, que nem sempre são demonizados, pois não se lhes conhecem as motivações para os seus atos.

Aqui e ali notam-se determinadas falhas a nível técnico que parecem, sobretudo, consequencia do reduzido orçamento, mas nem isso incomoda num filme que envolve, levanta duas ou três questões, mas sobretudo, e apesar dos clichés, entretém. E estejam preparados para o final.

No comments: